quinta-feira, 26 de abril de 2007

O candidato João Viegas Carrascalão anunciou o seu apoio à candidatura de José Ramos Horta na segunda volta das presidenciais que se realizará no próximo dia 9 de Maio.
No mesmo sentido se manifestou a Comissão Independente para a Candidatura de João Viegas Carrascalão que em conferência de imprensa explicou as razões do apoio à candidatura de José Ramos Horta.
Acompanhado pela Presidente da Comissão Independente, o mandatário nacional, Nazário Tilman de Andrade, fez um breve balanço dos resultados, e deixou para os analistas políticos e para os estudiosos da sociologia timorense a tarefa de uma análise mais aprofundada sobre os mesmos, devendo debruçar-se sobre a relação entre esses resultados, as discrepâncias, os desajustes e as particularidades, a tradição e a cultura do país.
O mandatário nacional enalteceu as qualidades do candidato João Viegas Carrascalão de quem referiu o discurso conciliador, concluindo que João Carrascalão deixou uma marca profunda no panorama político timorense preocupando-se apenas com a transmissão da sua mensagem política e demonstrando assim que é possível fazer política sem recorrer a ataques, críticas ou violência.
Foi ainda referido o orgulho de toda a equipa pelo facto de terem privado bem de perto com o candidato – o que permitiu conhecer melhor o seu pensamento político – e de terem percorrido o país, sem qualquer ocorrência negativa, realçando-se, a propósito, a boa recepção do candidato e da sua equipa em todos os distritos.
Agradecendo a João Carrascalão o facto de ter acedido ao desafio que lhe foi lançado, o mandatário realçou ainda a importância da presença dos jovens e acrescentou que, ontem como hoje, todos quantos apoiaram a sua candidatura, continuam a achar que João Viegas Carrascalão reúne as condições necessárias para o cargo de Presidente da República. No entanto, concluiu o mandatário nacional que “ não o entendeu assim a maioria do eleitorado. E, em Democracia, a vontade da maioria é que vale. E nós que somos democratas, aceitamos a vontade dessa maioria”.

Resultados finais da primeira volta das eleições presidenciais

Ratificados pelo Tribunal de Recurso, os resultados da primeira volta das eleições presidenciais realizadas no passado dia 9 de Abril, confirmam Francisco Guterres «Lu Olo» e José Ramos-Horta como os candidatos à segunda volta.

Francisco Guterres «Lu Olo», o candidato da Fretilin, venceu a primeira volta das eleições ao recolher 112.666 votos que correspondem a 27,89 por cento dos votos expressos, enquanto José Ramos-Horta, candidato independente, obteve 88.102 votos ou 21,81 por cento dos votos.

Na proclamação dos resultados, o presidente do Tribunal de Recurso, Cláudio Ximenes, sublinhou que o Tribunal procedeu ao acerto do número de votantes, diminuindo em 514 o número de eleitores que votaram para um total de 427.198 contra os 427.712 dos resultados provisórios.

A alteração do tribunal colocou a participação eleitoral em 81,69 por cento contra os 81,79% dos resultados provisórios da Comissão Nacional de Eleições.

O Tribunal de Recurso manteve a contagem de 7.723 votos brancos ou 1,81 por cento e os 15.534 votos nulos ou 3,64 por cento do total.




Sem comentários: